terça-feira, 19 de maio de 2015

Liderar ou Gerir? A resposta vai te surpreender.

Fonte: Jean Galdino
Do final do século XIX até o final do século XX, ou seja, durante cem anos praticamente, as empresas buscavam um Gestor com papel de Leão de Chácara, isto é, um Gestor que fosse em verdade um segurança, que monitorasse os trabalhadores e se certificasse de que os mesmos não estivessem de vadiagem e que produzissem o máximo possível, com o mínimo de recursos, no menor tempo possível e pelo menor custo. Esse profissional com o tempo passou a ser chamado de Gerente.

Porém, no final dos anos noventa houve uma mudança na percepção das empresas e um novo profissional passou a ser buscado avidamente. Os Líderes. As instituições empresariais passaram a buscar profissionais que motivassem as pessoas a trabalhar e produzir o máximo possível, com o mínimo de recursos, no menor tempo possível e pelo menor custo.

Achou parecida com a missão do profissional chamado de Gerente?

Sim, pois é isso mesmo. As empresas queriam Líderes que chegassem aos mesmos resultados dos Gerentes.

Mas então porque as empresas não continuaram com os Gerentes como eram?

A resposta é simples. Por que o mundo, o mercador de trabalho e as leis trabalhistas mudaram. A atual conjuntura não permite mais que os Gerentes sejam apenas técnicos e que façam de suas rotinas o puro e simples controle de produção e produtividade.

Foi nesse cenário que a figura do Líder se estabeleceu e ganhou força. As organizações passaram a exigir que os seus gestores fossem muito mais que Gerentes, que fossem Líderes. Nessa onda de expansão da liderança surgiram diversos livros de autoajuda, palestrantes, cursos, seminários e etc... Tudo pensado para fomentar o desenvolvimento da liderança e dar ênfase ao papel do Líder dentro das mais diversas organizações.

Mas, mais uma reviravolta está ocorrendo nessa intricada trama. Nos dias atuais, as empresas não querem nem um Líder, e nem um Gerente, mas sim uma mistura, uma fusão dos dois. Pois como exemplifica Eugênio Mussak no artigo Gerente-Líder ou Líder-Gerente? O Líder sabe o “porquê” e o Gerente sabe o “como”. Os Líderes têm o carisma e a comunicação necessária para conduzir as pessoas e os Gerentes tem a técnica necessária para fazer com que essas pessoas cheguem ao seu destino.

Logo, a resposta para a pergunta que intitula essa postagem é os dois.

Hoje o mercado, as organizações, a legislação e a dinâmica organizacional moderna exigem que os profissionais sejam ao mesmo tempo Líderes e Gerentes. Que tenham habilidades motivacionais, que consigam inspirar as pessoas e conduzi-las a um objetivo ao mesmo tempo em que conseguem cuidar do burocrático; dos indicadores de desempenho; dos indicadores contábeis e financeiros; que conheçam os cenários fiscais, cambiais; políticos e as tendências de inflação ou deflação; que entendam de marketing; RH; gestão de pessoas; processos e muitos outros fatores que podem levar uma empresa ao lucro ou ao prejuízo, ao sucesso ou ao fracasso.

E você? É um Líder, um Gerente ou a fusão de ambos?



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