Peter
Ferdinand Drucker,
(nasceu em 19
de novembro de 1909,
em Viena, Áustria
- faleceu em 11
de novembro de 2005,
em Claremont,
Califórnia,
EUA) foi um
filósofo e economista de origem austríaca, considerado como o pai
da administração
moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos
efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas
organizações - subentendendo-se a administração
moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações,
como dizia ele próprio.
Vida e pensamento
Peter
Drucker afirmava que a empresa que conseguir vender o produto/serviço
certo, para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um
preço adequado e no momento oportuno, verá seus esforços de venda
reduzirem-se a quase zero, ou seja, a venda tornar-se-á automática
em função de a demanda ter sido corretamente equacionada e
trabalhada.
Presidente
honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da
Claremont Graduate University, Califórnia, EUA, escreveu muitos
artigos e mais de 30 livros. O pensador produziu ao longo de sua
carreira uma mistura única de rigor intelectual, popularização,
praticidade e profundo conhecimento das tendências cruciais, como
definiu Robert Heller, fundador e editor de uma das maiores revistas
de negócios inglesas, a Management Today.
Pode-se
afirmar que não há management
theory
(teoria
da administração) que não parta da obra de Drucker. Entre seus
livros mais recentes figuram Desafios Gerenciais para o Século XXI,
Administrando em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade
Pós-Capitalista, todos publicados pela editora Pioneira, atualmente
Thomson.
Quinze
anos depois de publicar Administrando para o Futuro, e doze depois de
Administração em Tempos de Grandes Mudanças, em seu livro,
Managing in the Next Society, Peter Drucker explorou as tarefas
imprescindíveis da alta gerência nas primeiras décadas do século
XXI.
Ele
partiu de uma minuciosa descrição do cenário de negócios mais
provável, determinado pela análise das tendências atuais mais
marcantes e de suas consequências mais lógicas, à luz de
circunstâncias históricas esclarecedoras por suas semelhanças com
as atuais.
“Já
acreditei numa nova economia”, dizia o mais reconhecido dos
teóricos da administração. Drucker explicou que isso ocorreu em
1929, quando era estagiário nos escritórios europeus de uma grande
empresa de Wall Street. Seu chefe, um economista europeu, estava
convencido de que o boom de Wall Street duraria para sempre, e o
havia demonstrado de forma “conclusiva” em um livro seu. Dois
dias depois da publicação, ocorreu o crash da bolsa.
Setenta
anos mais tarde, em meados dos anos 90, Drucker voltaria a ouvir
falar de um boom perpétuo do mercado acionário, dessa vez
impulsionado pela nova economia. "Senti que já havia estado
ali", escreveu em Management in the Next Society,
elaborado quase em sua totalidade antes dos atentados de 11 de
setembro de 2001 (exceto dois capítulos).
Considerado
por muitos o maior guru do management de todos os tempos, Peter
Drucker escreveu esse novo livro: Managing in the Next Society,
lançado inicialmente no Japão, chegando em 2003 ao Brasil. De suas
principais ideias – uma das mais surpreendentes é a previsão de
que aumentará a mobilidade social, a partir do acesso à educação
formal.
Outra
característica importante será a existência de duas forças de
trabalho distintas à disposição dos empregadores: a das pessoas de
menos e a de mais de 50 anos de idade. As empresas deverão
remunerá-las também de modos diferentes: as primeiras necessitarão
de renda constante e emprego estável; as segundas poderão cuidar
dos trabalhos temporários.
Enfim,
os pilares de uma empresa serão modificados:
- o significado da produção é o conhecimento, que é propriedade dos trabalhadores do conhecimento e é facilmente transportável;
- há cada vez mais trabalhadores externos, temporários ou com dedicação parcial;
- a concentração do negócio inteiro dentro da empresa não funciona mais, pois o conhecimento necessário para uma atividade é altamente especializado e sai muito caro contratar todos os funcionários que têm um dos conhecimentos necessários;
- agora o cliente possui a informação; e
- restam poucas tecnologias únicas; as indústrias precisam dominar muitas tecnologias diferentes, com as quais nem sempre estão familiarizadas.
Peter
Drucker iniciou com o conceito de "(re)privatizações",
que significa a privatização dos serviços públicos, como forma de
reduzir a burocracia. O seu segundo conceito pode ser a "gestão
por objetivos", ou seja, é um tipo de gestão caracterizada
como um método de planejamento e avaliação, baseado em fatores
quantitativos. Já o terceiro conceito é a "descentralização
das empresas" que ele podia explicar como sendo a divisão de
trabalho.
Lista de publicações
- The End of Economic Man: The Origins of Totalitarianism (1939)
- The Future of Industrial Man (1942)
- Concept of the Corporation (1945) (A study of General Motors)
- The New Society (1950)
- The Practice of Management (1954)
- America's Next 20 Years (1957)
- Landmarks of Tomorrow: A Report on the New 'Post-Modern' World (1959)
- Power and Democracy in America (1961)
- Managing for Results: Economic Tasks and Risk-Taking Decisions (1964)
- The Effective Executive (1966)
- The Age of Discontinuity (1968)
- Technology, Management and Society (1970)
- Men, Ideas and Politics (1971)
- Management: Tasks, Responsibilities and Practices (1973)
- The Unseen Revolution: How the Pension Fund Came to America (1976)
- An Introductory View of Management (1977)
- Adventures of a Bystander (1979) (Autobiography)
- Song of the Brush: Japanese Painting from the Sanso Collection (1979)
- Managing in Turbulent Times (1980)
- Toward the Next Economics and Other Essays (1981)
- The Changing World of the Executive (1982)
- The Temptation to Do Good (1984)
- Innovation and Entrepreneurship: Practice and Principles (1985)
- The Frontiers of Management (1986)
- The New Realities (1989)
- Managing the Non-Profit Organization: Practices and Principles (1990)
- Managing for the Future: The 1990s and Beyond (1992)
- The Post-Capitalist Society (1993)
- The Ecological Vision: Reflections on the American Condition (1993)
- The Theory of the Business (1994)
- Managing in a Time of Great Change (1995)
- Drucker on Asia: A Dialogue Between Peter Drucker and Isao Nakauchi (1997)
- Peter Drucker on the Profession of Management (1998)
- Management Challenges for the 21st Century (1999)
- Managing Oneself (1999)
- The Essential Drucker: The Best of Sixty Years of Peter Drucker's Essential Writings on Management (2001)
- Leading in a Time of Change: What it Will Take to Lead Tomorrow (2001; with Peter Senge)
- The Effective Executive Revised (2002)
- Managing in the Next Society (2002)
- A Functioning Society (2003)
- The Daily Drucker: 366 Days of Insight and Motivation for Getting the Right Things Done (2004)
- The Effective Executive in Action (2005)
Livros
que foram traduzidos para o português
- Cinco Perguntas Essenciais Que Voce Sempre (em Portugues) (2008)
- Agenda - O Gerente Eficaz Em Açao (em Portugues) (2007)
- Introduçao A Administraçao (em Portugues) (2007)
- Drucker - O Homem Que Inventou A Administraçao (em Portugues) (2006)
- Diario De Drucker, O (em Portugues de Portugal) (2005)
- Sociedade Pos-Capitalista (em Portugues de Portugal) (2003)
- Administraçao Na Proxima Sociedade, A (em Portugues) (2003)
- Administraçao De Organizaçoes Sem Fins Lucrativos (em Portugues) (2002)
- Administrando Para Obter Resultados (em Portugues) (2002)
- Melhor De Peter Drucker (em Portugues) (2001)
- Melhor De Peter Drucker - A Sociedade (em Portugues) (2001)
- Melhor De Peter Drucker - O Homem (em Portugues) (2001)
- Melhor De Peter Drucker - A Administraçao (em Portugues) (2001)
- Terceiro Setor (em Portugues) (2001)
- Desafios Gerenciais Para O Seculo XXI (em Portugues) (1999)
- Sociedade Pos Capitalista (em Portugues) (1999)
- Administrando Para O Futuro (em Portugues) (1998)
- Pratica Da Administraçao De Empresas (em Portugues) (1998)
- Inovaçao E Espirito Empreendedor (em Portugues) (1998)
- Profissao De Administrador, A (em Portugues) (1998)
- Novas Realidades, As (em Portugues) (1997)
- Fator Humano E Desempenho (em Portugues) (1997)
- Drucker Na Asia (em Portugues) (1997)
- Organizaçao Do Futuro, A (em Portugues) (1997)
- Administrando Em Tempos De Grandes Mudanças (em Portugues) (1996)
- Nova Era Da Administraçao, A (em Portugues) (1992)
- Fronteiras Da Administraçao, As (em Portugues) (1989)
- 50 Casos Reais De Administraçao (em Portugues) (1983)
- Reminiscencias De Viena Ao Novo Mundo (em Portugues) (1982)
- Administraçao Em Tempos Turbulentos (em Portugues) (1980)
- Revoluçao Invisivel, A (em Portugues) (1977)
- Gerente Eficaz, O (em Portugues) (1967)
- Tentaçao De Fazer O Bem (em Portugues)
Livros sobre Peter Drucker
- Krames, Jeffrey A., Inside Drucker's Brain (br: A cabeça de Peter Drucker) (2010) ISBN 9788575426210
Peter Drucker e o Brasil
Além
dos seminários e conferências, Peter Drucker conhecia o Brasil por
meio de três grandes ícones nacionais: a fabricante de aviões,
Embraer; a companhia petrolífera Petrobrás e o ex-presidente
Juscelino Kubitschek. Ozires Silva, o ex-presidente da Embraer é
quem conta: "Drucker era fascinado pela história da Embraer e
de como um país em desenvolvimento, como o Brasil, pôde desenvolver
uma indústria de ponta e competir com as nações mais
industrializadas do mundo neste complexo segmento do mercado".
Da mesma forma, Drucker considerava extraordinário o desenvolvimento
da Petrobrás e seu potencial energético.
Em
sua primeira visita ao Brasil, ainda nos anos 50, Drucker pôde
conhecer o presidente Juscelino Kubitschek e apoiar sua decisão de
construir Brasília. Numa entrevista à revista Exame, Drucker
enfatizou a criação da nova capital federal como o acontecimento
mais importante no país nos últimos 50 anos. "Brasília criou
um Brasil diferente, voltado para seu interior".
Otimista com o futuro
brasileiro, ele afirmou não concordar com a visão (mais em voga em
fins dos anos 90) de que o Brasil havia fracassado em sua ânsia de
se tornar uma nação desenvolvida. "Conheço os tremendos
problemas brasileiros, mas houve enorme progresso, tanto social como
econômico, mas, principalmente, psicológico".
Curiosidades
relacionadas aos livros
Leitores
dos livros de Peter Drucker:
Os
livros de Peter Drucker foram lidos por pessoas como Henry Ford
(fundador da Ford Motor company)que utilizou o primeiro best-seller
de 1946 o "Concept of the Corporation" para recontruir sua
fábrica no pós guerra,Bill gates(o fundador da microsoft),Andrew
Grove (ex-presidente da Intel),Jack Welch (por 20 anos liderou a
General Eletric).
Origem
do livro "Concept of the Corporation"
O
executivo Alfred Sloan, presidente da General Motors(na época a
maior corporação do mundo),convidou Drucker para que estudasse a
companhia.O estudo durou 18 meses e sugeriu algumas mudanças a Sloan
mas elas foram rejeitadas.Drucker pregava a autogestão em vez da
linha de montagem.Ele criticava pelo aspectos econômicos e humanos
pois a linha se movia ao ritmo do operário mais lento e assim os
mais rápidos se tornavam improdutivos e frustrados. Esse foi um dos
princípios para que os japoneses ganhassem a dianteira no setor
automobilístico nos anos 70 passando à frente da General Motors.
Eficiência
na Gestão
Peter Drucker
considerava a eficiência do trabalhador peça-chave na gestão da
corporação, sendo que o seu aclamado livro The
effective executive
tem como foco apenas como transformar as pessoas em líderes
eficazes. Porém Drucker não dá nenhuma fórmula mágica para a
eficiência, como visto em muitos livros de auto-ajuda, explicando
que não há um tipo de personalidade eficaz, e que o que líderes
eficazes têm em comum é a capacidade de fazer com que as coisas
certas sejam feitas. [2]
Mais
algumas curiosidades sobre Peter Drucker: - Falam que ele tinha a
liguagem que simplifica, mas não deixando de falar de assuntos de
suma importância, ele fazia isso para ter o entendimento de todos
sobre suas obras. Descrevem também que ele partia da prática para
chegar à teoria, mas considero que ele acabou tendo essa atitude por
ter muita bagagem acumulada, já que estudou sobre muitas coisas.
Peter falava que não admitiu que o diretor da empresa ganhasse mais
de 20 vezes mais o salário mais baixo da organização considerando
essa atitude imoral e imperdoável. Dizem também que ele não era
rigoroso o suficiente com seus subordinados, isso se deve aos ideais
humanistas dele. Os japoneses o admiravam já que também
consideravam que as pessoas são um recurso e não um custo para a
empresa.
Além
de inúmeros acréscimos na administração é importante relatar as
bases de Peter, isto é, seus influenciadores. Um deles é Sigmund
Freud, o qual Peter se baseou para observar as relações
psicológicas, humanas e de poder dentro das empresas, Joseph
Schumpeter também fez parte da base de Peter, em relação à
inovação e empreendedorismo, mas também não se pode esquecer de
John Keynes, que ajudou Peter a ter uma visão melhor em relação à
economia.
FONTES:
http://sinapsesgaia.blogspot.com/2010/05/peter-drucker-lista-de-livros-em.html
Imagem: http://marcioguilherme.apostos.com
Imagem: http://marcioguilherme.apostos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Se necessário em breve respoderemos.
Não esqueça de deixar o seu e-mail, blog, twitter ou facebook para respondermos.