domingo, 10 de outubro de 2010

Orientação Estratégica com Vantagem em Custos

A orientação estratégica de uma empresa pode estar focada no sentido de se obter vantagem em custos. Neste caso todo o esforço da gestão estará concentrado no gerenciamento do negócio trabalhando-se de forma a ter a máxima redução de custos, para que se pratique o menor preço possível. Um bom exemplo disso são as lojas de R$1,99.
O foco da gestão está em praticar a venda de produtos ao preço de R$1,99, sem necessariamente ter a premissa de ter os produtos com o maior valor agregado. Considerando que uma empresa opera levando em conta basicamente o faturamento e a sua estrutura de custos e despesas, a opção por esse modelo estratégico define que a empresa estará focada em trabalhar com uma estrutura de custos reduzida. Nesse caso, a empresa irá optar por um ambiente de varejo mais simples, um mix de produtos sem valor agregado, e com poucos ou sem serviços agregados.
Inicialmente, essa orientação estratégica deve levar em conta qual o público-alvo que ela deseja atender. Baseada nessa informação a seleção do mix de produtos e dos respectivos fornecedores será determinante para a negociação e aquisição dos produtos a serem disponibilizados no ponto de venda. Tendo essa orientação estratégica a busca pelos produtos com marca menos conhecida e, ou, produtos de baixo valor agregado são o foco do profissional que irá realizar a compra dos fornecedores.

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