É uma expressão anglo-saxônica com origem a partir da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ainda o ato de mercar, comercializar ou transacionar.
Conforme alguns autores, o marketing deve ser encarado como uma fórmula que visa tornar o ato de vender supérfluo. O objetivo fundamental, nesse caso, é conhecer e entender o consumidor a tal ponto que o produto ou serviço acabe sendo vendido por si só.
De acordo com Philip Kotler, marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas. Note que, a partir dessa definição, podemos perceber que o marketing ocorre quando as pessoas decidem satisfazer necessidades e desejos pela troca, que é o ato de obter um produto desejado de alguém oferecendo algo em retorno.
"Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor.
"Peter Drucker”
O que o grande consultor, professor e pensador Peter Drucker quis dizer com essa frase é que, não importando as boas intenções de uma empresa, é o consumidor que determina ou não o sucesso dela. Assim, todas as ações mercadológicas devem ter como ponto de partida as necessidades dos consumidores.
Adam Smith, que viveu até 1790 e é considerado o pai da economia moderna, já dizia que "o consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção", dando a verdadeira dimensão da importância do mercado consumidor.
Conhecer e aplicar as ferramentas essenciais do marketing tem permitido aos profissionais liberais e as organizações manterem-se competitivas no mercado em que atuam. Sendo o marketing uma filosofia de gestão que tem como ponto de partida o mercado, toda ação empresarial, independente da área que a exerça, deve estar focada na realização e satisfação das necessidades e desejos dos consumidores. Embora esse entendimento seja facilmente compreendido, é necessário que se conheça não apenas as suas ferramentas, mas também as diferentes formas da sua implementação.
Enquanto função organizacional, marketing envolve uma gama de processos que englobam a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes. É função do marketing, ainda, a administração do relacionamento com os clientes, beneficiando, assim, a empresa e o seu público interessado.
Texto retirado do curso de Gestão do Varejo do Senac-RS modalidade EAD em http://www.senacead.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Se necessário em breve respoderemos.
Não esqueça de deixar o seu e-mail, blog, twitter ou facebook para respondermos.