domingo, 30 de maio de 2010

Cinco S e o Meio Ambiente


SEIRI: Senso de utilização (descarte). Esse senso é de utilidade, ou seja, separar as coisas úteis das inúteis, dando um destino para aquelas que, no momento e no ambiente atual, não são mais úteis. Vale à pena esclarecer que inútil não significa que poderá ser jogado fora, e sim que no momento não tem utilidade naquele local específico. Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: organização, utilização, seleção, classificação.
 SEITON: Senso de organização (organização). A ordem é "pesquisa de layout", de forma a encontrar um lugar para cada coisa e manter todas as coisas sempre em seus devidos lugares. A organização é a etapa que mais contribui para o "gerenciamento visual". Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: sistematização, arrumação.
SEISO: Senso de respeito (limpeza). Esse senso é de respeito a tudo que está ao nosso redor - Objetos, equipamentos, instalações - e às pessoas. Terminada a etapa do senso de utilização, ficou somente o útil, e este deverá ser respeitado, pois quando for preciso deverá cumprir seu propósito. Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: inspeção, zelo.
SEIKETSU: Senso de higiene (higiene). Higiene é o senso para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nele são praticados todos os sensos anteriores, na vida pessoal e no ambiente, para garantir uma melhor qualidade de vida. Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: padronização, saúde, aperfeiçoamento, asseio.
SHITSUKE: Senso de autodisciplina (ordem mantida). Autodisciplina significa autocontrole, nova atitude para ter e manter as habilidades de fazer as coisas certas. Argumentar sobre o caminho percorrido até o momento, os benefícios obtidos e a importância da continuidade. Uma vez obtido o comprometimento de todos os envolvidos, cumprir rigorosamente as regras.
Meio ambiente: Arredores no qual uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, homem e suas relações. Arredores, no contexto, estendem-se de dentro da organização para o sistema global (ISO/WD 14.031 2) ou conjuntos de condições, leis, influência e interações de ordem física, química e biológica que permitem, abrigam e regem a vida em todas as suas formas. O meio ambiente é um potencial de recursos ociosos ou mal aproveitados. Sua inclusão no horizonte dos negócios, de forma auto-sustentável, como algo que melhora, agrega, educa, pode resultar em atividades que proporcionem lucro ou pelo menos se paguem, como água e outros recursos naturais. Reciclar resíduos, por exemplo, é transformá-los em produtos com valor adicionado. Conservar energia é reduzir custos, e assim por diante!
Esse é um texto produzido pelo Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Se necessário em breve respoderemos.
Não esqueça de deixar o seu e-mail, blog, twitter ou facebook para respondermos.