Existem quatro fases do estudo de mercado.
Conceituação do bem ou serviço: é a que define o produto ou serviço cuja demanda vai ser projetada. Importante salientar que tem que definir o objetivo do estudo, para determinar a viabilidade do projeto. Tem que identificar os bens substitutos e complementares ao produto. Salienta como fator relevante a tecnologia de produção e as normas de produção e utilização.
Análise histórica do consumo: Quando existem históricos de consumo do produto, pode ser de grande utilidade para uma análise posterior. Caso o produto ainda não seja produzido no país ou que não existam dados históricos, coletam-se dados em outros países. É necessário definir a área geográfica abrangida, o histórico da formação da oferta e a evolução da produção.
Esses dados podem ser encontrados em publicações oficiais com as do IBGE. Salientamos a importância de situar o estagio do ciclo de vida em que está o produto, para poder auxiliar na projeção da demanda.
Coleta de outros dados: Nessa fase são levantados outros dados, tais como: população, renda, grau de urbanização e etc. Esses dados são obtidos através do IBGE, Banco Central e FIPE.
Análises preliminares: depois que possui os dados históricos, é possível elaborar os indicadores úteis a análise, tais como: crescimento geométrico médio do consumo, no período considerado; geométrico médio do consumo per capita; comparação da taxa de crescimento do consumo per capita do país com outros países; entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Se necessário em breve respoderemos.
Não esqueça de deixar o seu e-mail, blog, twitter ou facebook para respondermos.