domingo, 29 de janeiro de 2012

Porque fazer análise de Crédito?

De acordo com Leoni (1997) no comércio, o crédito existe para satisfazer as necessidades dos clientes, competir com a concorrência e movimentar os estoques. Leoni (1997) também abordou a serventia da análise de credito, ressaltando que a mesma tem o objetivo de estudar a possibilidade de conceder crédito a uma pessoa física ou jurídica, avaliando a veracidade das informações prestadas pela mesma, e suas condições de honrar os compromissos financeiros. Já Lima (2003) diz que análise de crédito também serve para minimizar os riscos da operação financeira e maximizar os resultados esperados, afinal, vender a prazo não é apenas uma necessidade de mercado; o capital investido deve retornar acrescido de rentabilidade, caso contrário, não seria tão vantajosa a operação. 
Para que se consiga a vantagem esperada, temos de identificar os riscos e ter atenção quanto à capacidade de pagamento, observando de forma crítica os pontos sensíveis da negociação e avaliando onde há maior possibilidade de perda para o cliente, consequentemente, para o credor também. A partir do momento em que o cliente está lesado por perdas financeiras, pode tornar-se incapaz de honrar os compromissos financeiros assumidos junto ao credor. A avaliação do setor de crédito é um importante mecanismo para conhecer a atividade do cliente. Desta forma é previsível a capacidade de pagamento; de acordo com o momento vivido pelo seu segmento e de acordo com as perspectivas de crescimento.

LEONI , Gerlado. Cadastro, Crédito e Cobrança. Editora Atlas, 1997.
LIMA Mauricio. Guia para Concessão de Crédito Comercial. São Paulo, Editecna, 2003.
Imagem: http://economia.culturamix.com

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