No que diz respeito aos caminhos que os produtos fazem desde o fabricante até chegar ao consumidor, destacamos as questões de distribuição no composto de marketing. Fundamentalmente, precisamos observar duas áreas de decisões:
- Distribuição física: Inclui decisões relacionadas a transportes, armazenagem e outros aspectos da parte logística que envolve o produto;
- Canal de distribuição: Diz respeito a todas as decisões referentes aos caminhos que os produtos farão até chegar ao consumidor.
O varejo é parte fundamental do canal de distribuição, já que, para a maioria dos fabricantes, é muito difícil atender, de forma direta, todos os consumidores dos seus produtos. Hoje em dia, o varejista é o principal responsável pelo atendimento aos consumidores, satisfazendo suas necessidades em termos de produtos e serviços. Ao contrário do que acontece no atacado, a venda no varejo se dá em pequenas quantidades.
Assim, concluímos que, não importando como ou onde os produtos e serviços são vendidos, o varejo é responsável pela última negociação em um canal de distribuição que liga os fabricantes aos consumidores.
Veja também: O que é Varejo?
Veja também: O que é Varejo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Se necessário em breve respoderemos.
Não esqueça de deixar o seu e-mail, blog, twitter ou facebook para respondermos.