Na logística os suprimentos são os atores principais de toda a cadeia, são com base nas características dos suprimentos, que a logística define seus parâmetros de lead time, tipos de embalagem, as características dos equipamentos de movimentação, modais de transporte, áreas de armazenamento e os recursos humanos e financeiros necessários.
A logística é o principal responsável por assegurar a disponibilidade do item dentro dos prazos e quantidades estabelecidas pelas áreas de compras e planejamento e programação de produção.
No tempo em que a logística era somente uma arte da guerra e não fazia parte das empresas, a palavra suprimentos era muito utilizada para definir as munições, alimentos e equipamentos necessários para a batalha.
É importante nunca confundir Suprimentos com matéria-prima, pois a matéria-prima é um dos tipos existente de suprimentos.
Cadeia de Suprimentos é o conjunto de materiais necessários para o funcionamento de uma empresa comercial ou fabricante. A cadeia de suprimentos envolve todos os níveis de fornecimento do produto desde a matéria-prima bruta até a entrega do produto no seu destino final, além do fluxo reverso de materiais para reciclagem, descarte e devoluções.
1 - Classificação
Os suprimentos podem ser classificados como:
- l Matérias-primas necessárias para fabricação de um produto;
- l Equipamentos ou peças de composição de um produto;
- l Peças de reposição de equipamentos;
- l Os produtos de um comércio/serviço;
- l Mix de produtos de um varejista;
- l Materiais de apoio da produção;
- l Informação;
- l Mão de Obra;
- l Alimentos;
- l Material para reciclagem;
- l Materiais não-produtivos; e
- l Entre outros...
2 - Suprimentos como um processo
Conceito de divisão de processos. Podemos definir suprimentos como um processo composto por diversos outros subprocessos. Uma empresa pode ser dividida em Suprimentos, Produção e Distribuição. Onde termina o processo de distribuição de uma organização começa o processo de Suprimentos da organização seguinte. Suprimentos podem ser consideradas as informações para prestação de serviços; exemplo: uma empresa prestadora de serviço de call center tem as informações referentes ao produto como suprimento para realização do seu produto "atendimento ao cliente".
Os subprocessos mais comuns de um processo de suprimentos são:
- l Gestão de Transporte - inbound;
- l Gestão Compras/aquisição; e
- l Movimentação e alimentação da linha de produção.
3 - Gerência de cadeia de suprimentos
O gerenciamento da cadeia de suprimentos no Brasil ou gestão da cadeia de fornecimento em Portugal ou ainda a expressão inglesa também muito utilizada no meio, supply chain management, ou SCM, é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas [Poirier & Reiter (1996)]; lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos.
4 - Os componentes de SCM são:
- l Planejamento de demanda (previsão)
- l Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão)
- l Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições)
- l Otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual
- l Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) - diário
- l Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto
- l Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho - diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avalição e relatórios de qualidade.
- l Frequentemente, a metodologia de gerenciamento de cadeia de suprimentos encoraja a modelagem de processos reais para análise e otimização. Uma metodologia famosa é a SCOR, promovida pelo Supply Chain Council.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Se necessário em breve respoderemos.
Não esqueça de deixar o seu e-mail, blog, twitter ou facebook para respondermos.